domingo, 7 de março de 2010

Relatório do 9º Encontro - 21/01/2010



Relatório do 9º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa

Data: 21/01/2010
Horário: 18h às 22h
Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa

TP5 – Unidades 17 e 18: Estilística e Coerência Textual

Objetivos:
• Analisar a construção da coerência em textos variados;
• Refletir sobre alguns recursos expressivos presentes nos textos.

Iniciou-se o encontro com uma mensagem poética de Vinicius de Moraes, Soneto de Fidelidade e a música Eu sei que vou te amar, escolhidas em razão da compatibilidade com o tema Estilística, cuja apresentação se deu com o uso de projetor multimídia.
Em seguida, os professores divididos em grupos, desenvolveram atividades a partir de dois textos: “A poesia na música”, do caderno AAA5 (p.18 a 20) e o texto publicitário “casa”, constante no TP5 (p. 89 e 90) para exercitarem a prática da construção da coerência e análise dos recursos expressivos presentes nos textos dados.
A partir da socialização e discussão das atividades elaboradas por cada dupla fez-se a retomada dos conteúdos das Unidades 17 e 18, Estilística e Coerência Textual.
No decorrer das apresentações os professores expuseram as diferenças e semelhanças existentes entre os poemas (músicas) estudados, os recursos utilizados pelos autores, a coerência entre as linguagens verbal e não-verbal existentes no gênero “anúncio publicitário” e a necessidade da colaboração do leitor para a funcionalidade do gênero.
Em seguida a professora Maria Nilce expôs seu projeto de pesquisa acerca da análise de material didático direcionado à Língua Portuguesa e os demais professores emitiram opiniões, apresentaram sugestões e dúvidas sobre seus próprios projetos.
Após um breve intervalo, discutiram-se os relatos reflexivos sobre as atividades do “Avançando na Prática”, realizadas em sala de aula, abordando os aspectos positivos e os pontos suscetíveis de melhorias e adequações, em virtude da análise dos referidos relatórios, tais como:
 Situar a atividade;
 Citar o objetivo proposto;
 Explicitar procedimentos/metodologia utilizada;
 Mencionar o tempo destinado à execução da atividade, quantidade de aulas;
 Citar as adequações feitas na atividade;
 Citar aspectos positivos, dificuldades enfrentadas pelos alunos, bem como intervenções realizadas antes, durante e depois da atividade;
 Apresentar suas impressões/reflexões acerca do trabalho desenvolvido;
 Propor medidas interventivas para aulas posteriores diante das dificuldades apresentadas pelos alunos.
O encontro foi encerrado com o reforço por parte da Formadora para que as atividades didáticas desenvolvidas sejam utilizadas em sala de aula em conjunto com as atividades constantes do TP5.
Por fim procedeu-se uma avaliação da oficina que, de acordo com os participantes, foi considerada bastante proveitosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário