domingo, 7 de março de 2010

Relatório do 10º Encontro - 04/02/2010

Relatório do 10º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa

Data: 04/02/2010
Horário: 18h às 22h
Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa


TP5 – Coesão textual e relações lógicas no texto
Unidades: 19 e 20


Objetivo: Consolidar as reflexões provocadas pela leitura e o desenvolvimento das atividades propostas nas unidades estudadas.

Iniciou-se o encontro com a exibição de um vídeo motivacional “O ponto” para reflexão e acolhida dos participantes.
Em seguida realizou-se a retomada dos estudos das unidades 19 e 20 do TP5 sobre coesão textual e relações lógicas no texto, utilizando-se recursos de projeção multimídia.
A socialização dos relatos reflexivos a partir das atividades aplicadas pelos professores em sala de aula foi bastante significativa, considerando a participação do grupo contribuindo com sugestões com vistas ao favorecimento da melhoria da prática pedagógica.
Seguiu-se com a realização de atividades práticas nas quais os professores foram convidados a escrever um texto coletivo observando os elos coesivos e os aspectos da coerência textual. Dispostos em círculo e com o tempo cronometrado pela formadora, através de intervalos curtos ao som de uma música, os professores paravam a escrita do texto e o passavam ao colega da direita. E, assim, sucessivamente, até que o mesmo chegasse ao professor que o havia iniciado.
Concluída essa tarefa os professores fizeram a leitura dos textos produzidos e verificaram, através das considerações da formadora, os elementos responsáveis pela coesão e coerência, bem como as respectivas adequações para aplicação em sala de aula de acordo com as especificidades e a realidade de cada um.

Os textos produzidos com a colaboração de todos ficaram muito criativos, com finais engraçados e surpreendentes. Segundo os participantes, a atividade foi bastante motivadora e criativa. Certamente, levarão a proposta de atividade para a sala de aula.

Concluiu-se a oficina com a construção de um texto individual acerca da avaliação do encontro, bem como algumas considerações sobre os estudos e as atividades constantes das unidades 1 e 2 da TP1 e por fim, a exibição do vídeo “Ai se sesse” do poeta Zé da Luz declamado pelo Cordel do Fogo Encantado, como forma de promover a motivação do grupo visando o próximo encontro sobre Variantes Lingüísticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário