terça-feira, 16 de março de 2010

Atividades do Guia Geral

Concepções sobre o ensino-aprendizagem e o papel do professor

Por trás da prática pedagógica de qualquer professor há um conjunto de idéias e concepções que norteiam suas ações, sua prática pedagógica.

Assim como Weisz e Sanchez(2004), acredito numa concepção de ensino-aprendizagem em que o professor adota uma conduta que pressupõe a construção do conhecimento, em que a língua é trabalhada de forma funcional, isto é, tal como é utilizada realmente. Ele cria situações de aprendizagem que permitam aos alunos fazerem o ouso social da escrita, vivenciando e partindo sempre de diferentes textos e gêneros textuais, com uma linguagem adequada a diferentes situações sociocomunicativas. É por meio de textos que pensamos, ouvimos, falamos lemos e escrevemos. A diversidade de objetivos de leituras e expressão dos alunos, bem como de seus conhecimentos prévios exigem do professor uma postura aberta no sentido de ampliar os conhecimentos e horizontes dos alunos

Nesta visão de ensino-aprendizagem o conhecimento pedagógico é construído coletivamente, professor e aluno aprendem juntos, ele não é mais aquele que detém o conhecimento, pois a partir dos indícios dados pelo aluno, do seu interesse, o professor passa a situação de aprendiz, redimensionando o seu fazer, a sua práxis, buscando estratégias diversas de ensino e avaliação. É através dessa relação interdependente baseada na participação ativa do aluno e na mediação do professor, que se promove a reconstrução de um novo saber.

Desta forma, o professor precisa estar em constante formação, estar atento aos sinais de dificuldades dos alunos promovendo momentos de interação e cooperação no espaço escolar, sempre buscando estratégias diferentes de acordo com os objetivos a serem alcançados.

WEISZ, Telma; SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2004.

As expectativas de mudanças a partir do Gestar II

O Gestar II é um programa de formação de professores que conduzirá mudanças significativas na prática docente. Por sua característica de formação de professores em efetivo serviço e semipresencial, mostra a preocupação do programa em acompanhá-los no fazer pedagógico.

Outro aspecto importantíssimo do Gestar é aliar teoria e prática, ajudando a professores a compreenderem situações de sala de aula apoiadas na teoria e saber lidar com elas.

O estudo individual e o momento de troca de experiências nos encontros de formação são de muito aprendizado. Através do compartilhamento de experiências exitosas ou não e do planejamento coletivo das atividades o professor poderá pensar e repensar a sua prática. São nesses encontros, nos momentos de interação entre professores e formadores, que se constrói uma mudança de postura profissional diante das dificuldades socializadas.

Esperamos uma mudança siginificativa no desempenho desses professores em sala de aula e com isso a melhoria no rendimento escolar dos alunos. Para tanto, é necessário o engajamento de toda a escola para que a proposta de ensino oriunda do Gestar possa ser aplicada.

Destaco, ao final, a importância desse programa para o município de Fortaleza. Voltado para professores que atuam nos anos/séries finais do Ensino Fundamental, o Gestar II vem preencher uma lacuna deixada pelo poder público no que diz respeito à formação desses educadores, há tempos sem oportunidade de uma formação tão completa.

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