terça-feira, 16 de março de 2010

Os momentos de estudo do TP1 – Linguagem e Cultura

Meus momentos de estudo do caderno de Teoria e Prática 1 deram-se de forma individual e com a presença da minha colega formadora Marcilene Gaspar. Os encontros conjuntos ocorreram em fevereiro e março em minha residência e em uma sala da Regional III.

Os estudos referiram-se às unidades sobre variantes lingüísticas; dialetos e registros; variantes lingüísticas: desfazendo equívocos; o texto como centro das experiências no ensino da língua e a intertextualidade.

Como de costume, iniciamos pela leitura de cada seção, discutindo os pontos de destaque e resolvendo as questões propostas no TP. Os textos sempre ligados a temática família e escola, vistos em abordagens diversas e distribuídos harmoniosamente com o conteúdo, tratavam das questões que envolvem essas instituições tão importantes para a nossa sociedade e tão merecedoras de discussão em sala de aula.

Sempre a partir dos textos, refletimos e aprofundamos sobre:
• como a língua e cultura se relacionam, sendo a língua a melhor expressão da cultura e um forte elemento de transformação cultural.
• as variações e usos da língua conforme os grupos que a usam e, também, que não existe dialeto melhor ou pior do ponto de vista lingüístico. Cada um deve cumprir sua função comunicativa.
• a liberdade no uso das variantes lingüísticas do texto literário, dependendo, do assunto, do ambiente e das personagens e das intenções comunicativas do autor,
• os pactos de leitura implícitos estabelecidos entre locutor e interlocutor
• os processos intertextuais e a originalidade deles advindos do ponto de vista nas diversas formas de interação são fatores importantes para serem tratados em sala de aula.

Nossos estudos reforçaram aquilo que já sabíamos sobre a importância do trabalho com textos em sala de aula porque todas as nossas interações se realizam por meio de textos, sejam eles orais ou escritos. Por esta razão, o ensino de língua portuguesa deve favorecer o desenvolvimento da competência discursiva do aluno, num trabalho contínuo e reflexivo da prática do professor.

Enfim, acredito que essa formação repercuta positivamente nas escolas, pois os momentos dedicados aos estudo e as discussões das idéias contidas nos TP’s e AAA’s e outros materiais contribuem efetivamente para a melhoria do nosso trabalho na formação e, consequentemente, na sala de aula dos cursistas

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