domingo, 7 de março de 2010

Relatório do 6ª Encontro - 03;12;2009





Relatório do 6º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa

Data: 03 /12/2009
Horário: 18h às 22h
Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa

TP 4 – Leitura e Processos de Escrita I - unidades 15 e 16

Objetivos:
• Sistematizar conhecimentos acerca da leitura e da produção textual
• Desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual.

Iniciou-se o encontro com um vídeo/música motivacional “O sal da Terra”, cuja reflexão centrou-se na importância das ações humanas para a perpetuação da vida, dos valores e dos sentimentos humanos. “Nós somos o sal da terra”
Em seguida realizou-se a retomada dos estudos das Unidades 15 e 16 do TP4 através de recurso multimídia de apresentação. Na unidade 15 fez-se um “mergulho nos textos” das págs: 127 e 130, ressaltando aspectos estruturais e os planos organizacionais utilizados pelos autores e necessários à compreensão dos textos. Na Unidade 16 refletimos sobre as crenças e teorias que norteiam o trabalho do professor em relação ao ensino de produção textual, como também, discutimos as mudanças em relação ao ensino da escrita como prática comunicativa, de forma processual e tendo como proposta de trabalho o desenvolvimento de uma sequência didática. Os professores mostraram-se interessados pela relevância dos conteúdos apresentados e destacaram as dimensões da situação sociocomunicativa como parâmetros imprescindíveis ao planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de escrita.
Fez-se um breve intervalo e seguiu-se para a socialização dos relatos reflexivos com a fala da profª Fátima Tavares que realizou a atividade das págs: 194, 195 e 196 sobre a produção de cartões postais. A professora destacou alguns pontos importantes do seu trabalho de pré-escrita, como a predição e a leitura comentada do texto “Sempre em boa companhia”, seguindo as orientações e questionamentos trazidos na proposta da atividade. Realizou, também, a pesquisa na internet e levou “cédulas de brinquedo” com imagens de animais em extinção para serem exploradas.
Em outra aula, após a retomada dos procedimentos anteriores, dividiu a turma em duplas e propôs uma viagem imaginária, favorecendo toda uma situação sociocomunicativa a fim de produzirem os cartões postais para serem trocados entre eles, conforme as orientações do TP4. Segundo a professora seus alunos mostraram-se bastante motivados com a sequência de atividades propostas e produziram seus cartões com entusiasmo e eficiência comunicativa.
Após os relatos realizou-se o planejamento de uma sequência de aulas de produção textual, seguindo as orientações da pág: 221 do TP4. A metodologia utilizada foi dividir a turma em duplas e pedir que cada uma elaborasse uma sequência de atividades com os gêneros: anúncio publicitário e carta, tendo como base o texto visual da pág: 220. A atividade foi bastante proveitosa e os professores realizaram satisfatoriamente as etapas de pré-escrita, planejamento e escrita deixando algumas lacunas no que diz respeito à etapa de revisão, suscitando debates, orientações e ajustes durante a socialização.
Prosseguiu-se com as orientações acerca do próximo encontro: uma primeira oficina extra sobre o filme Narradores de Javé e alguns esclarecimentos para o estudo do TP5, como também, os encaminhamentos da confraternização natalina.
Encerrou-se o encontro com a avaliação escrita na qual os professores se colocaram satisfeitos com o aprendizado sobre leitura, processos de escrita e socialização de práticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário