domingo, 7 de março de 2010

Relatório do 8º Encontro - 07/01/2010





Relatório do 8º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa

Data: 07 /01/2009
Horário: 18h às 22h
Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa

II OFICINA EXTRA

Objetivos:
• Refletir sobre a importância da elaboração do projeto;
• Vivenciar atividades sobre coesão e coerência textuais para aplicação em sala de aula.

Iniciou-se o encontro com uma mensagem poética de Mário Quintana chamada A Vida, transmitida com uso de projetor multimídia, para dar boas-vindas à turma e provocar uma reflexão.
A seqüência se deu com uma apresentação sobre projetos educacionais com o objetivo de orientar os participantes a elaborarem seus projetos de acordo com a necessidade de cada realidade escolar. Expuseram-se os questionamentos e as etapas acerca do projeto, conforme orientações contidas no guia geral do Gestar II de Língua Portuguesa.
Em seguida houve a socialização de experiências acerca de projetos já realizados ou em andamento nas escolas Públicas Municipais de origem dos cursistas.
Fez-se um breve intervalo e seguiu-se para a aplicação das atividades sobre coesão e coerência textuais. Durante a apresentação de algumas dessas atividades, discutiram-se os princípios fundamentais internos e externos para a obtenção da coerência de um texto, seja ele verbal ou não-verbal. Durante as discussões os professores mostraram-se bastante interativos, pois segundo eles, as atividades são interessantes para serem levadas para as suas sala de aula.
Após a exposição, seguiu-se o trabalho em grupo com atividades distintas. Cada grupo apresentou o planejamento de uma seqüência de aulas trabalhando aspectos da coesão e coerência em dois textos diferentes.
Para tanto, dividiu-se a turma em quatro grupos, ficando dois grupos com a tarefa de organizar as informações que se encontravam de forma fragmentada, resgatando o sentido dos textos, enquanto os outros grupos receberam uma relação de palavras com o objetivo de elaborar um anúncio publicitário e verificar como se constrói a coerência nesse texto. As atividades selecionadas para esse momento de oficina foram extraídas da AA5.
Na socialização das atividades os cursistas participaram com muito entusiasmo e a cada fala notava-se a preocupação e o olhar do professor voltados para a realidade de sua turma, daí muitas adequações e sugestões irem surgindo a cada apresentação. Esse, certamente, foi um momento muito rico pela troca de experiências e percebe-se que os problemas enfrentados por um, na maioria das vezes, são compartilhados pelos demais.
Encerrou-se o encontro com a avaliação escrita e os encaminhamentos para os estudos e aplicação das atividades do Avançando na Prática do TP5 previstas para o próximo encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário