domingo, 7 de março de 2010

Relatório do 5º Encontro - 19/11/2009




Data: 19/11/2009
Horário: 18h às 22h
Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa

TP 4 – Leitura e Processos de Escrita I - unidades 13 e 14

Objetivo: Sistematizar e aprofundar as reflexões sobre letramento e leitura.

Iniciou-se o encontro com a exibição do vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA - Processos de Letramento, e em seguida, ocorreu a retomada dos estudos do TP4, unidades 13 e 14, com a leitura do texto de referência, bem como, de alguns pontos relevantes do vídeo que remeteram ao assunto estudado nas referidas unidades.
Prosseguiu-se com a socialização dos relatos do “Avançando na Prática” de alguns professores-cursistas. Dentre eles uma professora relatou a empolgação de seus alunos com a proposta de atividade da pág: 41 sobre as festas locais. Segundo ela, a atividade foi bastante significativa pelo fato da comunidade em que a escola está inserida participar ativamente das festas juninas através de grupos de quadrilhas organizados, portanto, fazia parte da vivência deles este tipo de festividade, que é tradicional no bairro, e o que facilitou o processo de escrita.
Houve um momento do encontro em que o professor Heitor Abreu, coordenador do Programa, expôs sobre a Avaliação de Entrada e sua aplicação na sala de aula e respondeu a algumas perguntas sobre a mesma.
Após as explicações, realizou-se uma rápida dinâmica motivacional para os estudos das unidades 15 e 16 do TP4 através de tarjetas com procedimentos de leitura que deveriam ser afixados no mural, dividido em três seções: “antes da leitura”, “durante a leitura” e “após a leitura”. Os questionamentos sobre a resolução da atividade servirão para subsidiar o debate do próximo encontro.
Encerrou-se o encontro com a avaliação escrita, na qual os professores se colocaram satisfeitos com o aprendizado proporcionado pelo estudo do TP4 e com as discussões suscitadas pelos debates e socializações de práticas pedagógicas do processo de leitura e escrita.

Sem comentários:

Enviar um comentário