segunda-feira, 5 de julho de 2010

Relatório do 15 º Encontro - 22/04/2010


Profª Flávia Cristina em sua apresentação

Relatório do 15º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa

Data: 22/04/2010
Horário: 18h às 22h
Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa

TP 6- Unidades 23 e 24:
O processo de produção textual: Revisão e edição e
Literatura para adolescentes

Objetivos:
• Rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos.
• Rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes.
• Planejar e desenvolver atividades de leitura para alunos adolescentes.

Iniciou-se com a acolhida através do áudio de um conto de Cora Coralina, “Medo”, antecedido por algumas indagações acerca do título, como uma atividade de predição textual.

A retomada dos estudos das unidades 23 e 24 do caderno de Teoria e Prática, TP6, aconteceu de forma diferenciada. Desta vez, os professores ficaram responsáveis pela apresentação da síntese teórica de cada seção. Agrupados em duplas, os cursistas expuseram suas impressões acerca do processo de revisão, edição dos textos, e a literatura para adolescentes através da discussão coletiva do conteúdo em questão e apresentando alguma atividade do manual ou do caderno de Apoio ao aluno, AAA6.
As apresentações foram consideradas bastante interessantes e sucitaram debates sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino de revisão e edição das produções textuais e na escolha e aplicação de livros chamados “paradidáticos” para suas turmas. O entusiasmo nas falas e o conhecimento do assunto do material foram notórios. A cada apresentação os cursistas transpuseram o assunto em foco para a realidade da sala de aula; e isso gerou um amplo debate.
A socialização dos relatos reflexivos do “Avançando na Prática” não foi possível devido ao período de recesso escolar dos professores. Estes retornarão às unidades escolares no próximo dia 26 de abril quando iniciarão o ano letivo de 2010, ficando esta importante etapa da oficina para o próximo encontro.
Neste momento da oficina, os professores foram convidados a dividirem-se em grupos por série para planejarem uma atividade com obras literárias destinadas aos alunos do 6º ao 9º ano, objetivando motivá-los para a leitura.
Como as discussões sucitadas pelas apresentações estenderam-se bastante e a quantidade de livros trazidos insuficiente, o tempo exíguo impossibilitou o fechamento da atividade. A socialização das discussões nos grupos ficou para uma outra oficina.
Encerramos o encontro com a avaliação escrita considerando os aspectos positivos, as dificuldades, as atividades desenvolvidas e o alcance dos objetivos propostos. E por último, estabeleceram-se as orientações para o próximo encontro sobre: Gramática e seus vários sentidos e A frase e sua organização .

Sem comentários:

Enviar um comentário