segunda-feira, 5 de julho de 2010

Relatório do 17º Encontro - 20/05/2010



Relatório do 17º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa

Data: 20/05/2010
Horário: 18h às 22h
Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa

TP 2- Unidades 07 e 08:
“A arte: formas e função” e “Linguagem figurada”

Objetivos:
• Rever e sistematizar as informações essenciais em torno da arte e da linguagem.
• Planejar e socializar atividades de leitura para alunos adolescentes.

O encontro foi iniciado com a leitura do texto “Píramo e Tisbe” para fruição e acolhida dos participantes.
A retomada dos estudos das unidades 07 e 08 do caderno de Teoria e Prática, TP2, fez-se através da discussão do papel e das características da linguagem da arte e da linguagem figurada, tão presentes no texto literário. Aplicaram-se, também, algumas atividades reflexivas constantes do manual para análise e discussão coletiva, tais como: interpretação do texto Fantasia, pág: 87; interpretação dos textos: Serão de Junho, pág: 118 e 119, e Dona Inácia, pág: 121, 122 e 123.
A socialização dos relatos reflexivos aconteceu de forma breve. Apenas duas professoras socializaram suas experiências. Uma delas relatou o entusiasmo dos alunos com o trabalho desenvolvido com bilhetes, conforme atividade sugerida nas págs: 46 e 47. E a outra socializou o trabalho com o texto: A velha Contrabandista, TP1, págs 102, cuja proposta de produção textual sugerida no “Avançando na Prática” era uma carta ou uma notícia. Segundo a professora, o objetivo da atividade de transformar um texto oral em escrito foi atingido parcialmente devido à dificuldade dos alunos em escrever obedecendo às características do gênero. Em sua análise ela deve propiciar aos seus alunos mais oportunidades de contato com o gênero.
Os professores divididos em quatro grupos, por série, socializaram suas obras literárias destinadas a adolescentes e expuseram uma apreciação acerca do livro: resenha, conteúdo abordado, experiência do trabalho com a obra e adequação à série. Na socialização, os (as) professores (as) evidenciaram estratégias de motivação à leitura, e sugeriram atividades significativas de acompanhamento por parte do professor durante a leitura dos alunos, etapa importantíssima do processo. E, por fim, socializaram atividades para culminância e avaliação processual da leitura das obras literárias.
Encerrou-se o encontro com uma avaliação escrita considerando os objetivos que deveriam ser atingidos e a validade das atividades para esse fim, bem como estabeleceram-se as orientações para a próxima oficina: “IV Oficina Extra”, uma visita guiada a dois equipamentos culturais de Fortaleza: Casa Juvenal Galeno e ao Teatro José de Alencar.

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