segunda-feira, 5 de julho de 2010

Relatório do 18º Encontro - 27/05/2010







Relatório do 18º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa

Data: 27/05/2010
Horário: 18h às 22h
Local: Casa de Juvenal Galeno e Theatro José de Alencar
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa


IV Oficina Extra:
“Visita cultural à Casa de Juvenal Galeno e ao Theatro José de Alencar”

O XVIII encontro realizou-se em 27 de maio de 2010, de 18h às 22h, na Casa de Juvenal Galeno e no Theatro José de Alencar.
Para este encontro foram delineados os seguintes objetivos: (1) promover o contato dos professores com equipamentos histórico-culturais e (2) refletir sobre a arte e suas diferentes funções, bem como sobre a importância desta na formação integral do ser humano.

Para alcançar os objetivos propostos cumpriu-se a seguinte agenda:

• Concentração em frente ao Theatro José de Alencar, acolhida e aquisição de ingressos (18h);
• Visita à Casa de Juvenal Galeno (18h20min), retorno ao Theatro José de Alencar (18h50min);
• Concerto Solidário da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (19h);
• Visita guiada ao Theatro José de Alencar (20h30min) e encerramento (22h).

Após a concentração em frente ao Theatro, dirigimo-nos à Casa de Juvenal Galeno, onde fomos recepcionados (as) pelo bisneto do Poeta que dá nome a Casa, Antônio Galeno, que nos apresentou relevantes fatos históricos acerca de: a vida e a obra de Juvenal Galeno, sua importância para a projeção da cultura popular e do sertanejo, os intelectuais da época que se encontravam na Casa, o mobiliário do início do século passado, as esculturas, o acervo bibliográfico do Poeta, os espaços, os eventos e os cursos que ocorrem no local, entre outros.

Em seguida, prosseguimos com a apreciação do Concerto da orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho sob a regência do maestro Vasquez Fermannian com instrumentos de cordas, apresentando repertório de Alberto Nepomuceno e Heitor Villa Lobos. O espetáculo foi emocionante e aplaudido de pé por todos os espectadores.

Terminado o espetáculo, o senhor Magela conduziu todo o grupo às dependências internas do Theatro. Conhecemos, também, os porões e o jardim do local, onde pudemos apreciar as exposições de telas de artistas cearenses. Nos jardins tivemos oportunidade de ouvir fatos curiosos acerca do Theatro, como por exemplo, a lenda da Bailarina Fantasma que, inclusive, deu origem a um livro da escritora cearense Socorro Aciolly.

Esse encontro foi o ponto alto da formação, considerado um momento de apreciação à arte, de deleite, de socialização, de contemplação ao belo. Na avaliação dos participantes percebemos o prazer favorecido pelo contato com esses bens culturais, tão importantes e necessários à formação humana e sócio-cultural do professor. Emocionante, inesquecível, BRAVO !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário