segunda-feira, 5 de julho de 2010

Relatório do 16º Encontro - 06/05/2010



Relatório do 16º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa

Data: 06/05/2010
Horário: 18h às 22h
Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa


TP 2- Unidades 05 e 06:
“Gramática: seus vários sentidos” e “A frase e sua organização”

Objetivos:
• Resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra gramática e o conceito e a constituição da frase e do período.
• Aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem (leitura e produção de textos, e análise lingüística).

O encontro foi iniciado com um vídeo/ música “Assaltaram a gramática” apresentando algumas placas de rua com desvio ortográfico.
A retomada dos estudos das unidades 05 e 06 do caderno de Teoria e Prática, TP2, foi feita em projeção multimídia, através de uma síntese teórica acerca das acepções das gramáticas e a relação destas com o ensino-aprendizagem. Discutiram-se, também, os tipos de frase, período e oração, e a pertinência das várias possibilidades de organização dos mesmos de acordo com o texto e o contexto. Seguida da apresentação, aplicou-se algumas atividades constantes do TP2, do AAA2 e de outros materiais.
Prosseguiu-se com a socialização do relato reflexivo dos professores de duas atividades do TP1 que não puderam ser aplicadas antes devido ao período de recesso escolar de alunos e professores.
Os professores expuseram suas dificuldades em aplicar as atividades propostas no “Avançando na Prática” para as turmas deste novo ano letivo. Muitos estão com novas turmas e escolas diferentes, e isso demanda um tempo maior para o envolvimento e conhecimento das necessidades de aprendizagem dos alunos. Estas e outras questões serão levadas para a coordenação municipal do GESTAR II para a busca de alternativas que solucionem esse problema.
O planejamento de atividades de interpretação e produção textual, e análise linguística foi o ponto alto do encontro. Reunidos em grupos, os professores foram orientados a criarem e, em seguida, socializarem atividades produzidas acerca de um dos textos sugeridos no TP2, Maria e Pedro na cova do vento, págs: 150 e 151 ou Quatro, pág: 152. A exposição das propostas gerou uma ampla discussão acerca da aplicabilidade e adequação das atividades à série proposta pelo grupo, o que gerou algumas sugestões e intervenções por parte da formadora e dos professores.
E por fim, fez-se a avaliação escrita considerando os objetivos que deveriam ser atingidos e a validade das atividades para esse fim e estabeleceram-se as orientações para a próxima oficina: “A arte formas e função” e “Linguagem figurada”

Sem comentários:

Enviar um comentário