domingo, 25 de outubro de 2009

Narradores de Javé - resenha do filme



O filme inicia-se quando um rapaz perde a embarcação e se abriga num botequim. E enquanto espera o próximo barco junta-se às pessoas da localidade para ouvir a história do povo de Javé contada por Zaqueu um dos moradores do lugar.
O argumento central do enredo baseia-se na história do povoado que está prestes a ser sucumbido devido à construção de uma hidrelétrica. Na tentativa de resolver o problema os moradores decidem escrever a história do povoado pelas mãos do único morador alfabetizado, o funcionário dos Correios Antônio Biá que aproveita a situação para se redimir perante a população, pois fora expulso por escrever cartas com mentiras sobre os moradores. E, ironicamente, é este o acontecimento que lhe dá a “nobre” missão de ser o escritor do “livro da salvação”, assim chamado o registro da história do povo de Javé.
Biá começa a recolher o relato dos moradores, com seus heróis e feitos surpreendentes. As histórias, “os causos”, com diferenças de interpretações e exageros dariam lugar a um registro escrito, um documento para perpetuar e legitimar a história desse povo.
Atordoado pelas várias versões apresentadas pelos moradores acerca do mesmo fato, que atribuíam os atos heróicos ora ao guerreiro Indalécio ora a valente Maria Dina ora a um guerreiro de uma tribo africana, Biá percebe a difícil tarefa de transpor o discurso oral para o escrito, um “texto científico”, para comprovar o valor histórico da cidade. E como ele mesmo dizia: “uma coisa é o fato ocorrido, outra coisa é o fato escrito”.
Como não conseguiram provar sua história com o registro escrito, o Vale de Javé foi inundado e todos os moradores tiveram que deixar suas casas, suas vidas, suas lembranças e seus antepassados ali enterrados.
E, assim, partiram juntos rumo a outro lugar, uma nova terra para reconstruir suas vidas e uma nova identidade. Percebendo a importância do registro escrito, e pra não cometer o mesmo erro, Biá começa a escrever a primeira parte do livro que retrata a formação desse novo povoado.
Narradores de Javé é uma verdadeira homenagem aos contadores de histórias. O filme é grandioso porque reconhece e valoriza a memória e a tradição oral e por retratar a variedade de dialetos das personagens de um lugarejo nordestino, onde as pessoas são desprovidas de quaisquer contatos com a cultura letrada. Mas, o é, sobretudo, por evidenciar a diferença e a relação de poder entre a linguagem escrita e a linguagem oral.
Vale a pena conferir, também, a brilhante atuação de José Dumont que sozinho realiza um grande espetáculo, criando, assim, mais um personagem antológico do cinema brasileiro.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. ALGUÉM PELO AMOR DE DEUS PODE ME AJUDAR??? POOR FAAVOOOR!!!!!

    POOOR FAVOOOR!!! ALGUÉM SABE RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS SOBRE O FILME "NARRADORES DE JAVÉ"??? POOOOR FAAAVOOOOR!!!!!

    FILME: "NARRADORES DE JAVÉ"


    1-) QUAL É A SITUAÇÃO INICIAL, O PROBLEMA QUE SE APRESENTA NO INÍCIO DO FILME?


    2-) QUAL O NOME DO PERSONAGEM PRINCIPAL E POR QUAL MOTIVO ELE VIVIA ISOLADO DO POVOADO?


    3-) CONTE COM DETALHES UMA DAS HISTÓRIAS NARRADAS PELAS PESSOAS DO POVOADO, SOBRE A ORIGEM DAQUELE LUGAR.


    4-) CONTE COM DETALHES, O QUE FEZ O HERÓI ÀS AVESSAS DA MISSÃO QUE LHE FOI DADA, E QUAL FOI O DESTINO FINAL DO POVOADO DE JAVÉ?


    5-) QUE MENSAGEM O FILME TRAZ A RESPEITO DA LEITURA E DA ESCRITA NA SOCIEDADE?



    POOR FAVOOOR!!!! SE ALGUÉM PODER ME AJUDAR, FICAREI GRATO DESDE JÁ, TENHO ATE O DIA 01/11/18 PARA ENTREGAR PFFFVV!!!!



    ENTREGA 01/11/18 POR FAVOR!!!!!!!!!!!!


    EMAIL PARA CONTATO: nascimentoga100@gmail.com

    ResponderEliminar