domingo, 25 de outubro de 2009

3º Encontro - 22/10/09





Relatório do 3º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa
Data: 22/10/2009
Horário: 18h às 22h
Local : Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa

TP 3 – Gêneros e tipos textuais: unidades 9 e 10
Objetivo: sistematizar o conhecimento acerca da classificação dos Gêneros Textuais

Deu-se inicio o encontro com a leitura do texto “Saber Viver” de Cora Coralina e prosseguindo-se com a discussão da fundamentação teórica das unidades 9 e 10 da TP 3 sobre Gêneros Textuais.

No decorrer das falas pode-se sentir que a maioria dos professores ainda tem dúvidas sobre o assunto estudado, razão pela qual reforçou-se na síntese teórica alguns pontos merecedores de esclarecimentos. Aproveitou-se o assunto Literatura de Cordel para mostrar como poderia ser feita uma oficina de xilogravuras com bandejinha de isopor e tinta guache preta. Os professores gostaram da sugestão para o enriquecimento do trabalho com a produção do gênero.

Prosseguiu-se com relato reflexivo de alguns professores que expuseram os trabalhos com o “Avançando na Prática”. Todos os depoimentos foram da atividade com o gênero biografia e, segundo eles, a dificuldade maior dos alunos foi transformar o texto em terceira pessoa. Vencidas algumas dificuldades iniciais o trabalho foi muito favorável pela reflexão que a atividade com o gênero proporcionou a professores e alunos.

Vale salientar que durante os relatos uma das professoras cursistas, a profª Elizete encantou a todos com uma belíssima contação de história: “O cajueiro botador” do livro que compõe a coleção do Programa Alfabetizar na Idade Certa – PAIC e distribuído às escolas com séries iniciais. Apesar dos professores pertencerem aos anos finais do Ensino Fundamental todos apreciaram bastante esse momento de deleite com uma bela leitura. Expuseram a necessidade de levar esses momentos de leitura por fruição para os adolescentes também.

Em seguida, partiu-se para o planejamento das atividades com o texto poético de Manuel Bandeira “Poema tirado de uma notícia de jornal” e com o poema canção “Bom dia” de Gilberto Gil e Nana Caymmi. Durante as socializações dos trabalhos verificou-se como o gênero foi explorado nos aspectos formais e funcionais e fizeram-se algumas intervenções quando necessário. Os trabalhos foram, de fato, muito bons.

Encerrou-se o encontro com a avaliação escrita e a motivação para o estudo das próximas unidades: tipos textuais e a inter-relação entre gêneros e tipos textuais com a identificação das tipologias narração, descrição e dissertação em alguns trechos de textos extraídos do caderno AA3. Os fragmentos com predominância da narração e descrição foram facilmente identificados, o dissertativo levou a algumas discussões que subsidiarão os estudos para o próximo encontro.

1 comentário:

  1. Ana querida,

    Incrível como olhando as fotos do trabalho de vocês, eu percebi que um trabalho em equipe faz toda a diferença. E como já dizia o louco poeta: "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, sonho que se sonha junto é realidade" Raul Seixas.
    Parabéns!!!!

    Um abraço,

    Erla

    ResponderEliminar