domingo, 25 de outubro de 2009

2º Encontro - 08/10/09







Iniciamos o evento com a apresentação dos participantes através da dinâmica dos "marcos", momento em que cada professor relatou um marco pessoal e um marco profissional. Muitos mostraram em suas falas um imenso entusiasmo ao perceberem os avanços de seus alunos como um marco profissional e pessoal.

Evidenciamos alguns pontos importantes para a nossa convivência através de um "contrato de convivência", sem perder de vista as orientações presentes no Guia Geral e partimos para atividade do mesmo manual com as questões acerca da fundamentação e da proposta didática do Gestar II.

Divididos em grupos, discutimos e resolvemos o questionamento proposto e o socializamos com o grupão. As respostas mostraram a grande expectativa em torno do programa como contribuição à prática pedagógica.Evidenciamos, também, o processo ensino-aprendizagem como construção do conhecimento. Nessa relação, o professor passa a assumir o papel de mediador e nunca o dono do saber, valorizando o conhecimento que o aluno já possui e contribuindo para novos saberes.

Terminada a tarefa, apresentamos a ementa contida no Guia Geral e a estrutura dos cadernos de Língua Portuguesa e prosseguimos à motivação para o estudo da TP3. Realizamos uma atividade de predição a partir do nome "Gêneros" na qual escreveram em tarjetas aquilo que lhes vinham à mente em uma ou poucas palavras a respeito do tema. Fixamos na lousa as respostas, conforme a figura:



Em seguida, colocamos a palavra "Textual" e partimos para a realização de um breve "desafio sobre Gêneros Textuais. Então, pudemos confirmar ou refutar as respostas sugeridas para a temática em questão.



Terminamos nosso encontro com a avaliação da oficina, as orientações para o estudo individual e a realização do "Lição de casa" para ser entregue e socializado no próximo encontro.

Seguindo a avaliação proposta para os cursistas:

Aprendi que tenho que me dedicar cada vez mais aos estudos e reflexões acerca do material e de outras leituras importantes para subsidiar meu trabalho.

Foi difícil organizar o tempo e a logística de materiais e equipamentos necessários a essa oficina.

Preciso saber mais como otimizar o tempo das discussões e realização de atividades.

Recado final: A expectativa em torno do curso é grande pela aprendizagem dos conteúdos abordados no material de forma didática e acessível a todos os professores. Para isso, basta cada um de nós dedicar um pouco mais de tempo para as leituras e realização das atividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário