domingo, 25 de abril de 2010

Relatório do 13º Encontro - 25/03/2010



Relatório do 13º Encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II – Língua Portuguesa

Data: 25/03/2010
Horário: 18h às 22h
Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima
Formadora: Ana Leonília Alves de Sousa

TP6 – Leitura e Processos de Escrita II –
Unidades 21 e 22

Objetivos:
• Identificar e analisar diferentes argumentos que sustentam uma argumentação textual.
• Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita do texto.

Iniciou-se com a acolhida através do vídeo As melhores propagandas brasileiras, exibido em projeção multimídia, cuja reflexão ficou centrada no poder do convencimento/persuação em textos publicitários.

A retomada dos estudos da unidade 21 se deu com uma atividade de identificação da tese contida em cada um dos provérbios populares sugeridos para discussão. Fez-se, também, a síntese teórica sobre a argumentação e a aplicação e discussão coletiva de algumas atividades pontuais do TP6 e do AAA6, com o propósito de identificar e analisar diferentes tipos de argumentos, como também, reconhecer a qualidade da argumentação de alguns textos.

A unidade 22 foi amplamente discutida e debatida através da retomada de algumas atividades que buscavam utilizar estratégias para o planejamento e a escrita de textos. Através da leitura, reflexão e aplicação das atividades os professores puderam expor a metodologia de trabalho com relação ao ensino da escrita de forma processual.

Seguiu-se com o planejamento de atividades de produção textual para serem socializadas com os participantes. Cada grupo escolheu planejar uma seqüência de aulas de produção escrita a partir de alguns anúncios publicitários retirados de revistas ou de um artigo de opinião.

A socialização ocorreu com a apresentação de sugestões de sequências de atividades com etapas que vão desde a leitura do texto escolhido, passando pelo planejamento, geração de ideias, até chegar ao desenvolvimento do texto e revisão.

Os professores discutiram e participaram apresentando suas sugestões e adequações para cada atividade exposta pelo grupo de acordo com a realidade de suas turmas.

Dando prosseguimento, partiu-se para a avaliação da oficina e a exposição de algumas orientações acerca do seminário de avaliação do curso, momento em que os participantes expuseram suas dúvidas sobre a dinâmica de avaliação e apresentação do portifólio, com os respectivos projetos escolares.

Finalizou-se com as orientações para o próximo encontro: uma oficina extra sobre os resultados obtidos a partir das avaliações de entrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário